APRESENTAÇÃO
Prezado(a) Professor(a)

A Prefeitura de Piúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, apresenta o FOCO-PIÚMA, processo de formação continuada cujo Módulo Iniciante encontra-se constituído por quatro eixos, desenvolvidos em Módulos de Estudos, que articulam teoria e prática visando a construção de uma práxis pedagógica transformadora.
Reconhecemos ser você, professor(a), um(a) profissional possuidor(a) de diversos saberes, constituídos pelos específicos de sua disciplina; os construídos a partir de suas experiências e vivências nos diversos lócus de ação; e pelo “saber fazer” entre outros, e que busca conhecer mais, se colocando sempre na condição de aprendiz, instigado pela máxima de Sócrates “só sei que nada sei”. E, na busca por mais conhecimento, assume o papel de mediador, de articulador no processo de construção do conhecimento de si mesmo, de seus alunos e de outros profissionais com os quais convive no contexto escolar.
É para você, que se mantem na busca por novos saberes, que foi pensada esta formação continuada, que se propõe a contemplar diversos espaços e tempos formativos, construindo-se de forma individual e de forma coletiva; na modalidade presencial, buscando romper com a fragmentação e a compartimentalização, impostas pela divisão dos conteúdos em disciplinas, integrando saberes e fazeres visando a construção da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade; e a distância, na qual o uso das tecnologias de informação e comunicação colabora com a superação do modelo tradicional de educação, baseado na pedagogia da transmissão, instigando mudanças que contemplem a utilização da interface digital, propiciando novas formas de ensinar e aprender.
Os eixos temáticos possuem duração de 50 horas, sendo uma parte presencial e outra a distância. O total de cada cursista será computado considerando o tempo nos encontros presenciais e o tempo disponibilizado em atividades on line e estudos. A não realização e/ou entrega das tarefas serão debitadas do quantitativo de horas do módulo. Sendo assim, cada cursista terá sua certificação compatível com o desempenho.
Paralelo às atividades dos Módulos I-IV, será desenvolvido o Módulo V, comum a todos os cursistas, com o objetivo de assegurar o direito de cada cursista apresentar seu percurso na formação, via artigo científico ou relato de experiência, a ser entregue até 29 de outubro.
Acreditamos que você, professor(a), poderá utilizar esse espaço de formação continuada para mediar e articular seu próprio processo de construção de conhecimento, reconhecendo a necessidade de aprender a aprender num constante processo de vir a ser.

                                                  Secretaria Municipal de Educação de Piúma
Skip available courses

Available courses